sexta-feira, 24 de maio de 2013

DEMOCRACIA AMERICANA







  Como é do conhecimento de todos, não morro de amores pelos norte-americanos, mas no que têm valor, tenho de dar a mão à palmatória.

  Um bom exemplo disso, foram as eleições que reelegeram o Obama.

Enquanto que por um lado só falta chamarem FDP um ao outro durante a campanha, no fim relembram que antes da politica está o povo americano, perdem com um sorriso e fazem votos, que parecem sinceros, de sucesso.

Sinceramente confesso que não compreendo totalmente a contagem de votos nem a forma como as eleições são feitas, mas realço o facto de que ao mesmo tempo que se vota para eleger o presidente, votam para congressistas e para referendos.

É uma rentabilidade de logística excelente que podia e deveria ser exemplo para muitos países, incluindo o nosso, em que para haver um referendo é preciso que caia o Carmo e a Trindade!

Por falar nisso, já repararam que quanto há legislativas, presidenciais ou autárquicas, pode haver 60% de abstenção, que os resultados são validos de qualquer forma?
Enquanto que se houver um referendo que tenha menos de 50% de adesão deixa de ser válido.

Esta é a democracia que temos, há 2 pesos e 2 medidas conforme os interesses.

Voltando ao assunto em questão, estas eleições foram mais importantes para os portugueses que as nossas próprias eleições!
Porquê?
Por duas simples razões!
1ª – Independentemente de quem ganhe cá, quem manda é a U.E., mais concretamente, a Alemanha.

2ª – Com a vitória dos republicanos, ia haver uma guerra com o Irão, outra com a Síria (o Romney, ficava a saber que não fazem fronteira e que o Irão tem 2.000 Km de costa), a economia dos EUA ia definitivamente para o buraco e consequentemente a economia Europeia também.

Mas que as eleições americanas são mais um excelente espectáculo, ao nível da NBA e do Superbowl ou mesmo das 500milhas de Indianápolis, são!
É tudo coreografado ao milímetro, é estudada cada palavra, cada sorriso em família!

E não andam jornalistas a fazer reportagens parvas de quanto CO2 é que cada um gastou.

Por falar em reportagens parvas… não, deixo isso para outro devaneio.

Viva a Democracia, a verdadeira democracia (não é aquela em que vivemos!)

Sem comentários:

Enviar um comentário