terça-feira, 29 de julho de 2014

NORTE vs SUL






Quer se queira quer não, existe uma guerra Norte vs Sul, estando eu em Leiria (mais ou menos a meio) talvez seja uma opinião suficientemente imparcial sobre a matéria.

                Quando se fala em Sul, fala-se de Lisboa, quando se fala de Norte, fala-se do Porto.
                Posto isto, vamos lá ver, a nível de benefícios, 1º vem Lisboa logo depois vem o Porto e o resto do país que se foda! Podemos considerar um empate técnico.

                A nível de gastronomia, tirando os pasteis de Belém, não se come nada de jeito em Lisboa que seja típico da zona (pior, só no Alentejo ou água com azeite e pão é um iguaria!), enquanto que no norte, temos uma bela francesinha, ou umas tripas, uma feijoada à transmontana, umas alheiras… coisas que alimentam! Ponto a favor para o Norte.
               
                Para acompanhar é preciso vinho… temos os verdes, os licores, e o vinho do Porto a norte, mas temos os tintos do Alentejo ou os verdes do Ribatejo assim como os brancos, mas vinho é vinho e chega cheio! tão bom cheio! … Mais um empate técnico.

                Turismo, no norte existe o Gerês, Serra da Estrela e Douro e embora que em Lisboa só há estrangeiros enganados, a costa alentejana é de excelência e o Algarve com água do mar a temperaturas mais decentes mas mais uns 5 graus não lhe faziam mal nenhum, por tudo isto o ponto vai para o sul! (haaaaaa e no Algarve também há lagostas vermelhinhas a falar inglês!)

                No que toca à economia, a coisa muda de figura! Temos no Algarve a hotelaria a fugir ao fisco, no Alentejo os reformados que nunca descontaram e Lisboa… bom, Lisboa é um poço sem fundo onde só há prestação de serviços e pessoal a viver à conta do estado (generalizando)! Enquanto que no norte e litoral centro é onde se situa a esmagadora criação de riqueza no país!
                Exemplo simples, e no contexto da chegada do Verão…
                Campos de férias, fizeram um no norte, onde incentivavam as crianças a serem empreendedoras e explicando por miúdos para miúdos o que é a economia e como funciona! Enquanto isso, na linha de Sintra estava a decorrer um campo de férias sobre musica, com instrumentos e tudo… Daqui a 10 anos, vamos ter mais empresários no norte e mais músicos no sul, possivelmente em greve a reclamarem que o governo cortou subsídios e quer acabar com a cultura em Portugal!

                Já experimentaram a fazer musica, teatro ou artes circenses que as pessoas quisessem ver e pagassem para ir aos espectáculos tornando assim a classe auto-suficiente?
                “pois, mas assim agente não fazia o que gostava!”
                Têm razão! foi uma ideia parva!

                Recapitulando, o norte segue na frente com 2-1…
                Não falando do desporto, onde os melhores são maioritariamente do norte, como no atletismo, ciclismo, desportos motorizados…
                Podíamos falar também da RedBull Air Race, mas o Costa ficou invejoso e quis ir roubar a corrida ao Porto e Portugal acabou sem esse espectáculo!
                Com isto tudo, bom, bom era ser tudo Portugal! Mas quando até uma ilha tem um governo autónomo… estamos à espera de quê?
                Acho que vou criar um governo autónomo em minha casa! Pago os impostos a mim mesmo e ainda recebo dinheiro do estado!
                Nem que tenha de fazer um fosso à volta de casa e digo que moro numa ilha!

Sem comentários:

Enviar um comentário