terça-feira, 1 de julho de 2014

MINI FÉRIAS PERTURBADAS – A VIAGEM







                Instalei o sistema “relax” e resolvi ir de viagem até ao Algarve pelas estradas nacionais…
                Lancei-me eu por estradas, outrora de referencia e que já há 15 anos que não percorria…
 A famosa N1, entre Porto e Lisboa e a conhecida N5, agora chamada de IC1... estradas e caminhos onde ainda se encontram paragens de autocarro com a publicidade R.N. ( rodoviária nacional) , onde metade dos cafés já fecharam e a outra metade está em vias de fechar…

Caminhos que em tempos estavam repletos de meninas e senhoras à sombra dos pinheiros, em recônditos carreiros florestais mas sempre indicados por sacos de plástico bem visíveis da estrada, julgo que faziam contabilidade para os agricultores, hoje em dia já internet e toda a gente sabe escrever graças às “novas oportunidades”…

                Pois bem… saí de Leiria em direcção ao Algarve, a passo de caracol sem locais de ultrapassagem mas com calma e AC se faz muito bem e ainda dá para apreciar a paisagem.

                Viagem que começa a parecer sem fim, lá chego eu a um zona onde se pode ultrapassar e fazer um gostinho ao pé!

                Chegando perto de Aveiras, perdi momentaneamente a paciência e meti-me na A1, Vasco da Gama e A13, recuperada a calma, voltei às estradas nacionais, passo a portagem e pelo preço desconfio que fui multado por excesso de velocidade e incluíram a multa no preço da portagem! enfim…

                Conforme os prédios vão desaparecendo, os carros também e são substituídos por tractores, motas e parvos como eu que não quiseram pagar portagens.

                Pensei em ir almoçar a Canal Caveira, e a pensar que aquilo estava às moscas, bem me enganei!! Estava pelas costuras!!

                Siga para bingo, algum tasco há-de aparecer, e apareceu! quase a chegar a Grândola com a especialidade da casa a ser bifanas não pensei duas vezes… venham elas!!!
                Mas será que os alentejanos nem uma puta de uma bifana sabem fazer?!?! Pão era o que os padeiros fazer por obrigação para cumprir a lei que é à base de fermento com cheiro a farinha, a febra devia de estar agarrada à gordura que me puseram no pão mas ficou na cozinha, frita em gordura… foi uma delicia!!

                Bom, continuando… o resto da viagem foi calma e descontraída, quando dei por mim estava no Algarve!
               
                O regresso já foi um pouco diferente… Auto-Estrada! Ainda me ofereceram uns decalques com relevo que até parecem mosquitos! Tenho o carro branco à excepção dos espelhos e do pára-choques que estão pretos, por sua vez o pára-brisas tem vários tons incluindo o verde e o amarelo!

Sem comentários:

Enviar um comentário