terça-feira, 17 de setembro de 2013

DE COMBOIO DE LÉS A LÉS






Recordei-me agora da tragédia em Espanha com o descarrilhamento do comboio…
E se fosse em Portugal?!?! pura e simplesmente não era!
                Primeiro, os nosso comboios não andam, deslizam suavemente.
                Segundo, a CP é uma empresa pública, logo os maquinistas andam devagar e devagarinho caso não estejam de greve.

                Algures na década de 90, andava eu sem nada para fazer a um sábado a seguir ao almoço e decidi estacionar o carro na Gare de Leiria e entrar no comboio para Lisboa e aproveitava para ver Portugal a jogar no estádio da Luz…

                Até aqui, tudo muito bem, era 14:30 até às 21h (hora do jogo) tinha muito tempo!
                Estou a ler o meu jornal descansadinho da vida e a pensar, como é bom e calmo andar de comboio, vou acabar de ler o jornal e apreciar a paisagem…
                Dobro o jornal, vejo as horas, já tinha 1h de viagem… já devo de ir quase a meio caminho…
                Começo a ver que o comboio pára em todas as tascas… e quando em digo tascas, não me refiro a estações ou apeadeiros!!!  Refiro-me a 2 tijolos e uma tábua!!! É que nem tinha tempo de ganhar velocidade, já estava a travar para a próxima!!
                Então fiquei curioso para saber onde estava… Chegados a mais uma estação fico a ver se encontro o nome…está ali!!!
                S. Martinho do Porto… cum foda-se!!! ainda não saí do distrito de Leiria?!?!
                Pode ser que a coisa fique mais rápida!!
                Próxima estação, Caldas da Rainha! O comboio pára, passam 5 minutos, 10 minutos…
                Perguntei ao “pica”,
“ainda vamos estar aqui parados muito tempo?”
“sim, sim, se quiseres podes ir beber um copo ao bar e fazer uma mijinha”
                Com uma resposta destas até fiquei bem disposto, também ainda não tinha o mau feitio que tenho agora…
                Imperial para o bucho, cigarrinho e mijinha… siga para o comboio que está prestes a partir ao fim de 20min de descanso!

                Sento-me e o comboio começa a andar para trás, queres ver que eu sentei-me ao contrário?!?! Não, estava sentado no mesmo sitio, será que vai voltar para Leiria?!?!
                Estava só a andar para trás para sair daquela linha e entrar noutra… com isto, lá se foram mais 15min…

                Já não tinha posição para estar sentado naqueles bancos, já tinha fumado um maço inteiro, sim porque havia carruagens para fumadores, já desesperava até que finalmente lá chego a lisboa!!! 5:30h depois de ter saído de Leiria!!!!

                A tortura tinha acabado!!! Mas só de pensar que tinha de voltar, apressei-me a perguntar os horários de regresso e a esclarecer que queria um comboio mais rápido:

“Sim, há um comboio mais rápido que demora apenas 2:30h!”
“óptimo, quero um bilhete para esse!”
“o horário é às 10h!”
“mas o jogo só acaba às 11h”
“não percebeu, é às 10h da manhã de amanhã!!”
“então não há comboios à noite para Leiria?”
“não, o ultimo é às 20h!”

                Bonito serviço, restava-me os expressos que eram no Saldanha!
                Siga para o estádio, quando me apercebo que 4 gajos que até vinham no comboio, me vão a seguir…
                Parei num quiosque para comprar tabaco e ver se eles passavam… mas não, ficaram a fazer tempo…  ai o c@ra#$%!!! antes de entrar no Metro, parei e fiquei à espera deles!

“Precisam de alguma coisa?”
“Nós?”
“não , os outros 4 gajos que vêm atrás de mim desde da gare!”
“haaa… é que não sabemos ir para o estádio e ouvimos-te a dizer que ias ao jogo…”
“já podiam ter dito, agora vamos para o Metro até ao Campo Militar e estamos lá! Ficam já avisados que não há comboios para Leiria, têm de apanhar o Expresso!”
“iá… fixe, podemos ficar contigo?”
“por mim…”

Com a confusão na entrada e a revista às mochilas deles, nunca mais os vi!
Acaba o jogo (fraquinho), com a vitória de Portugal por 1-0, acho que foi o João Pinto que marcou… volto com um sorriso nos lábios direito ao Saldanha…

“Boa noite, quero um bilhete no Expresso para Leiria”
“Pois, o autocarro vem do Algarve, não sei se vem com lugares disponíveis”
“E quem é que sabe?”
“Ficamos a saber quando cá chegar!”
“hã?!?!”
“Pois, quando chegar logo se vê se há lugares”
“Minha senhora, eu não vou ficar aqui até à meia noite à espera de um autocarro cheio…”
“Então espere só 15minutos que eu vou ligar para a ultima gare, para saber quantos lugares trás…”
“Obrigado”
15 minutos depois…
“Já ligou?”
“Liguei para onde?”
“está a brincar, não está? Para a ultima gare do expresso que vem do Algarve…”
“Haaa…. sim, vou ligar…”
5 minutos depois…
“Já liguei e trás 7 lugares disponíveis!”
“Optimo, quero um bilhete para Leiria então…”

                Eu acho que tenho magnetismo a estas situações, ou então fartam-se de gozar com a minha cara!!
                Enfim, falta mais de uma hora, vou beber um copo a qualquer lado…
                De volta à gare, encontro lá os 4 marmanjos que tinham andado atrás de mim…

“então? deram com isto?”
“eh pá.. demos com isto man, mas não há bilhetes, o que é que vamos fazer?”
“vocês não sei, eu tenho bilhete! boa sorte!”

                É possível que tenham dormido na rua, sido assaltados ou mortos, não faço a mínima ideia! Mas também não me interessa muito… MUAHAHAHAHA

                Moral da história, com esta qualidade de atendimento e serviços nos transportes públicos, não compreendo como é que dão prejuízo e não há uma maior adesão…

                Claro que tem as suas vantagens, se tivesse sido uma viagem rápida e sem o encontro com estas almas, não tinha interesse nem me ia ficar gravado na memória…

2 comentários:

  1. LOOOLLLLL
    Não sei há quantos anos foi, mas agora está um bocadinho melhor... Ou então é mesmo o teu magnetismo, porque quando morei em Évora, e tinha que recolher dados tanto em Évora como em Macedo de Cavaleiros, há mais de 15 anos atrás, ía de camionete e nunca tive problemas... Já os combóios, só Alfa ou Intercidades!!
    E não é Campo Militar mas sim Colégio Militar (ou Campo Grande). ;)

    ResponderEliminar