sexta-feira, 6 de setembro de 2013

DJ’s OS NOVOS MUSICOS!





                Acho que estou a ficar demasiadamente velho para conseguir compreender algumas coisas…
                Estive a ver um concerto (ou algumas musicas) dos Sweedish House Mafia e dei por mim a pensar (que já por si é mau sinal quando me ponho a pensar) …

“como é que c@ra”#$#, 3 marmanjos enchem um estádio apenas para estarem em cima de um palco a passar musica!?!? “

                Indo por partes… Chamam aquilo de “concerto”, mas o ambiente, luzes, fumo, mais parecia uma discoteca gigante, só que o pessoal em vez de dançar, está virado para um palco.
                Depois, pagam 50 por um bilhete para estarem a ouvir musica gravada que daria para comprar o CD e o DVD…
               
                Mas há mais… o David Guetta, por exemplo… faz não sei quantas musicas, convida pessoal conhecido para cantar, e quando for dar um concerto? vai levar aquela gente toda?!? ou também é só passar musica pré-gravada?!

                Diga-se em abono da verdade que também não fazem mais que a Britney Spears, embora que a moça ainda vai dançando e tem umas bailarinas e tal para animar a malta e distrair as atenções da ausência de som ao vivo!

                Acreditem que faço um esforço para compreender estas coisas, porque lembro-me de o meu pai andar com um cartucho (são aquelas cassetes enormes que havia antes da cassete normal (cassete era uma forma de armazenar musica antes do CD )) do Alfredo Marceneiro e dizia que os Dire Straits era só barulho e que a musica não prestava… etc…
                Então tento não ser como o meu pai foi para mim, tento ser mais “fixe”, mas depois reparo que esta juventude também não se iria dar muito mal com o meu pai, porque eu ia jurar que ele tinha uma cassete dos Deolinda algures no carro!!

                Voltando ao tema, lembro-me de há pouco tempo ter ido a um bar/discoteca que estava a ser animada por 3 DJ’s (que antigamente estavam num canto e passavam despercebidos, pois o importante era a musica) numa cabine central que dava perfeitamente para ver o que estavam a fazer…

                Então, tentei ficar mais informado sobre como se passa musica hoje e ficar a perceber esta evolução dos DJ´s, então passo a explicar como as coisas estavam a funcionar…

2 portáteis
1 mesa de mistura
1 mesa de luzes

                O líder estava com um portátil, a seleccionar musicas que iam tocando, incluindo delas já com misturas feitas, e a dar pequenos e imperceptíveis toques na mesa de mistura.

                O segundo punha sequências de luzes que geralmente funcionavam automaticamente com a batida da música e trocava umas palavras com algumas meninas que deviam de estar a fazer “discos pedidos”…

                Finalmente o terceiro, estava com o 2º portátil, com o indicador esticado e ritmadamente a dar toques na barra de espaços…
                O que é que estava a fazer? não faço puto ideia!!! Ainda tentei ficar com atenção à música para me aperceber de alguma diferença mas ou estou a ficar surdo ou não apanhei nada… depois a minha atenção virou-se para a luzes, pois ele podia estar a fazer disparar um flash ou mandar fumo ou qualquer coisa… mas não me apercebi de nada!!
                A única explicação é que ele estava a contar as pessoas na pistas, e ia marcando o contador na barra de espaços para no fim fazer uma estatística de quantas pessoas dançam cada musica!!

                É tudo muito á frente!!!
                Mas acho que continuo a preferir músicos a sério!!! Na pior das hipóteses aceito um Jean Michel Jarre com teclados e sintetizadores!

Sem comentários:

Enviar um comentário