terça-feira, 9 de setembro de 2014

NA COZINHA













                Acho que chegou a altura de partilhar algum do meu infinito conhecimento sobre cozinha com todos vocês.
                Posso desde já adiantar que 95% do meu conhecimento vem da degustação… isto é, a minha experiência em cozinha é mais ao nível de comer do que de fazer!
               
                Mas não morro à fome, desde que haja uma churrasqueira ou um restaurante por perto!
                Contudo, já fiz algumas refeições… a primeira, foi numa manhã de carnaval. Andamos na borga até tarde e para não ir bêbedo para casa (ainda tinha 14 ou 15 anos), quando acordamos não estava ninguém em casa… E como a tropa manda desenrascar lá fomos para a cozinha.
                Dois bifes descongelados na frigideira:

- Isso não se tem que temperar?
-Não sei… vou por sal (fino).
- E agora? acho que se estão a agarrar ao fundo!
- Isso tá muito seco, há polpa de tomate?
- Acho que não, mas temos ketchup… é picante!
-Que se fod@!

                E fodemo-nos mesmo, pois aqui estava intragável, embora que o pai dele até comeu quando chegou do trabalho…

                De outras vezes que fiz refeições, a coisa até correu bem… aliás, correu tão bem que eu assustei-me! Ainda me iam fazer cozinhar todos os dias!

                Mas confesso que as receitas não ajudam muito… Parecem a minha mãe a explicar-me como é que devo fazer algum prato…

                “pões um bocadinho disto, uma mão cheia daquilo, disso pões q.b. …”

QB???? que caralho quer dizer qb? quanto baste? e quanto é isso? não podem falar em gramas?

                Depois, começamos a ler a receita…
“triture tudo na 123”

                Tenho de ir para a N123 para ir triturar as coisas???
                haaaaa a picadora é que se chama 123? então porque é que não dizem logo??
                A massa tem de ficar “al dente”… para quem os tem! e se não tiver? fica “al gengiva”?
               
                E os tempos que lá põem?
                “Tempo de preparação 15min”

                Ao fim de 15 minutos, tenho o fogão ligado, os ingredientes crus em cima do balcão e a 2ª cerveja a meio...

                “grelhe o lombo 3min de cada lado”

                Ao fim de 3 minutos tenho um lado cru e outro agarrado ao grelhador, depois viro mais 3 minutos e no fim tenho um bife cru por dentro!!!

                Eles fazem aquilo tudo para gozar com os cepos como eu, não é?

                Se não é, é o que parece, pois numa receita que demoro 45min a fazer e nem tempo tenho para um cigarro, leio no fim:

“tempo: 15 a 20 min
dificuldade: Muito Fácil”

                Vão gozar com quem vos fez as orelhas!

1 comentário:

  1. Ahahaha ...
    Depois de vários desastres culinários cheguei à conclusão que as receitas (tal como as instruções) existem para nos fazer perceber que mais vale a pena ir pelo método “tentativa e erro” do que pelo método “leitura intensiva”.

    ResponderEliminar