terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

DOCES







Depois de mais uma quadra natalícia, já acabaram os chocolates oferecidos, para grande pena minha ainda falta tanto para a Páscoa!

                Mas o assunto que quero trazer aqui é o facto de chamarem “doces” a coisas sem chocolate!
                Só conheço 1 doce que não tem chocolate que é o pastel de Belém, embora possa carregar com canela!

                Numa das famosas excursões de escola, fomos visitar os Jerónimos e claro está, o pessoal estava mais interessado em ir para a pastelaria do ir ver gajos enterrados de pé!

                Quando cheguei lá, andava tudo a juntar-se a 2 ou a 3 para comprarem ½ dúzia ou 1 dúzia de pastéis… sinceramente não percebi, pois pedi uma dúzia e fui para o jardim de Belém sozinho e dei bem conta do recado!

                Embora adore chocolate, e de preferência preto, já apanhei duas desilusões… Uma foi quando encontrei pastéis de chocolate, definitivamente não combina nem a qualidade do chocolate era grande coisa, e a outra foi no verão passado quando encontrei bolas de Berlim com chocolate… bem, em abono da verdade aquilo não era bem chocolate, devia de ser mais Nutella ou outra merda parecida que nem consegui dar mais que duas trincadelas, era simplesmente nojento e eu nem sou de me enojar com facilidade!

                Se querem inventar alguma coisa, inventem com produtos de qualidade, pois a primeira impressão é um cartão-de-visita! Podem ter bem a certeza que não experimento mais nenhuma daquelas porcarias!
                Aquilo que me veio à ideia é que fizeram o creme de chocolate com aquelas tabletes de Badajoz que os tugas iam buscar nos anos 80 a saberem a ranço!

                Bolos, pudins, doces da casa, doces de 3 sabores, chamem-lhe o que quiserem… ponham lá pelo meio uma tablete de chocolate de cozinha e têm meio caminho andado!

                Quem sabia disso muito bem era a mãe de uma amiga minha de Vila Franca de Xira, que eu conheci numas férias de intercâmbio e quando a fui visitar ela convidou-me para ir jantar a casa dela…
                A mãe fez uma mixórdia qualquer para o jantar que ninguém conseguiu comer, e já estava a fazer contas de cabeça sobre onde é que podia ir comer quando saísse dali, mas de repente ela começa a servir as sobremesas…
                Não se era por estar a passar uma fome de cão, mas que aqueles doces estavam divinais, estavam!!
                Uma mousse de chocolate caseira cremosa, um doce de três sabores com pudim de chocolate e leite condensado e para terminar um semifrio de lima com uma base feita de biscoitos de chocolate com pepitas também de chocolate! Abençoada!!  Salvou o jantar e enchi a mula!

                Moral da história: Não tens de saber fazer muita coisa, basta fazeres uma muito bem!

                Há vários exemplos para confirmar o que digo…

                Homens feios e velhos com mulheres novas e lindas – Eles sabem fazer dinheiro muito bem

                Mulheres feias e que só fazem a posição de missionário – Cozinham muito bem

                Cozinham mal e não fazem limpeza – A posição de missionário nem consta no dicionário…

E por aí a fora, julgo que já perceberam a ideia!

Sem comentários:

Enviar um comentário