quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

ANOS 80





Não sou saudosista, mas não me importava de passar novamente pela década de 80.
                Há tanta coisa que me dá orgulho nesta década que quase passam despercebidas as coisas que me envergonham!

                Por um lado e destacadíssimo em 1º lugar está a música, o Rock, o Pop e Heavy Metal, mesmo acompanhada de uma sensualidade mecânica de meninas que pareciam robot’s a dançar ou então sofriam de graves doenças motoras…

                Os saltos altos e os cabelos longos com permanentes, os lábios de um vermelho vivo que fazem esquecer aquelas maquilhagens garridas e faziam da cara delas um anúncio ambulante da Robbialac.
                Quanto aos homens, a elegância de uma calça branca ou uma gravata de napa que disfarçavam as bainhas pelos artelhos que deixavam a descoberto a meia branca como se tivessem os pés partidos e aquilo fosse apenas o gesso! Ou pior, os casacos com ombreiras e um cabelo igual ao delas!

                Nos anos 80 foram também consideradas as gerações do electrodoméstico, quando os nossos pais tinham sido a geração do pião e do jogo do prego… Sabíamos programar um leitor VHS para gravar programas em cassetes de 180 minutos, que geralmente era apenas a margem de erro para a grelha televisiva na TV Guia! Agora basta escolher até 7 dias atrás!

                Ok, foi a década também da explosão de doenças sexualmente transmissíveis como a sida, mas deu momentos felizes a muita gente!

                Com tanta cor e com modas muito apandeleiradas, a comunidade gay vivia no paraíso ou então nem sequer existia, e na realidade não há gays hoje em dia mas sim apaixonados pelos anos 80 que não conseguiram ultrapassar certas coisas como o Boy George.

                Agora posso tentar fazer algumas comparações com os dias de hoje…

por um lado tínhamos a Samantha Fox e a Sabrina… hoje temos a Miley Cyrus

Eramos livres ao ponto de não nos conseguirem contactar, hoje perguntam “porque tinhas o telemóvel desligado?”

Naquela altura tinha uns dias estragados por ter de ajudar a minha mãe a apanhar batatas, hoje ficam horas a fio durante meses no FarmVille.

Chegava a casa às 4 da manhã e já tinha andado na borga durante 8 horas, hoje, saímos à noite e para uma diversão de 8 horas temos de chegar a casa às 8 da manhã!

Só havia 2 canais e era uma emoção ver a música da Eurovisão, ia dar um jogo internacional, o festival da Eurovisão ou os jogos sem fronteiras, hoje temos 135 canais e não há nada de jeito para ver (com sorte não temos nenhum fã do Secret Story em casa).

Fazia campeonatos de hóquei, basquete ou atletismo com os outros da rua, hoje pedem 60€ para comprar os jogos de hóquei, basquete e atletismo para jogarem na PS3.

Na década de 80, os alunos tinham negativas, chegavam a casa e levavam nas trombas, agora, têm negativa e os professores arriscam-se a levar nas trombas!

Os putos divertiam-se a olhar para o carro de trás e ficavam tontos a olhar para o tracejado da estrada, quando havia um acidente, morria a família toda, agora com tanta segurança das crianças morrem só os pais… mais órfãos para o país sustentar!

O Sporting não ganhava campeonatos e hoje … bem, essa não conta!

A Troika estava em Portugal e hoje… essa também não conta!

Que venha a década de 2020 que da de 2010 já estou farto!

Sem comentários:

Enviar um comentário