segunda-feira, 22 de abril de 2013

O MEU ANTI-BENFIQUISMO









 Não queria trazer este assunto para o blogue, mas depois de ontem, não tenho alternativa!

Cada um tem o seu, e a sua história ou as suas razões valem o que valem.
Sou, assumidamente, anti-benfiquista e não anti-benfica, pois o clube ou instituição nada tem
a ver com os seus adeptos e/ou dirigentes.

Uma instituição de créditos firmados (pois não caducam nem têm prazos de validade) que
merece todo o meu respeito.
É um clube que já muito deu muito a Portugal, como o nazismo também deu à Alemanha.

Não nasci anti, nem cresci anti, aliás, sempre houve a máxima em casa de torcer por TODOS
os clubes nacionais, fossem eles quem fossem.

Houve também liberdade de escolha, com um pai sportinguista, teve dois filhos, um portista e
outro benfiquista… sim, o meu irmão faz parte dos cabeçudos, embora reconheça que mesmo
assim faz parte do pequeníssimo grupo de lampiões que vê futebol com os 2 olhos e fala
com argumentos lógicos e contextualizados! (o que não invalida de mandarmos umas sms’s
com umas bocas quando se justifica…).

Tendo crescido na zona centro sempre me perguntavam…
“és do benfica ou do Sporting?”
e até 1987 a resposta era:
“nem dum nem doutro!”
Depois de 1987 passou a ser:
“sou do campeão do mundo!”

Isso não me incomodava, nunca precisei das costas quentes para defender as minhas ideias e
os meus credos!
O que me começou a incomodar foi a eterna “cassete” do glorioso e dos corruptos do norte…
De início não percebia, pois os “grandes” eram sempre beneficiados em arbitragens, porque
é que só falavam do FCP? Com o tempo aguentando a propaganda tipo salazarista que
orgulha qualquer ditadura!
Fui tolerando a falta de imparcialidade jornalística e até mesmo politica.

Não sei qual foi o ponto de não retorno… mas acentuou-se na minha fase adulta, quando
descobri que na vida não era tudo branco ou preto e que aliás, pouco havia de branco ou preto
pois vivemos numa enorme zona cinzenta, onde as crenças, os ideais e as posições que se
tomam, mudam ao sabor do vento dos interesses próprios!

Mas principalmente foi quando vi que os meus descontos para o estado serviam para comprar
jogadores para o slb, como foi o caso do Futre!

No tempo em que as competições europeias eram apenas à 4ª feira, e se ia para os poucos
cafés que tinham parabólica para vermos canais alemães ou franceses que transmitiam os
jogos, eu saia de casa para ir ver o slb e torcer pelo clube português…
Era uma festa, bebiam-se uns copos e divertia-me com os amigos!
Mas comecei a reparar que quando ia ver os jogos do FCP, os golos das equipas estrangeiras
eram festejados como vitórias da selecção no campeonato do mundo.
Ouviam-se foguetes por cada derrota do Porto como hoje ainda ouço, e até com derrotas
do sporting!

Cansei-me!!!Ainda para mais, a azia benquista aumentou exponencialmente quando deixaram de ter capacidade para acompanhar o futebol praticado e os titulo internacionais do FCP!
Os argumentos vermelhos começaram-se a repetir a eles próprios e com uma cegueira
revoltante foram perdendo a capacidade de olhar ao espelho e reconhecer (para corrigir) os
erros que cometem!

Com tudo isto, vêm dirigentes espertos aproveitarem-se dessa cegueira, com palavras de
ordem contra o norte, ganham eleições e são adorados por milhões…
Têm atitudes como apagar as luzes do estádio para impedir os festejos, e ainda ligam o
sistema de rega (mal sabiam que tudo isso daria das melhores fotos de sempre) demonstrando
o mau perder característico. (isto passou sem qualquer tipo de investigação ou punição!!)
Chegam a mandar a PSP impedir a entrada de autocarros de claques adversárias em Lisboa,
inventam agressões, pagam a ex-mulheres do Pinto da Costa para irem para relações
públicas do slb ou para escreverem livros de ficção.
Ou colocam 3.000 adeptos no espaço de 1.000 e nem uma advertência têm por parte da liga.
Quando não conseguem fugir aos castigos, esses são para ser cumpridos durante a pré-época
ou durante a paragem do campeonato…
E isto são apenas alguns exemplos mais descabidos e inacreditáveis que há!
Já para não falar na investigação do apito dourado que começou no norte, desceu até Leiria e
depois voou para a Madeira…. parece haver isenção em Lisboa!!

E se eu tiver esta conversa, com estes argumentos, com um benfiquista, todos respondem…
“e o Pinto da Costa é corrupto”

São excepcionais os argumentos e a capacidade contraposição encarnada.

Os meus argumentos são infindáveis e dariam muitas páginas, mas isso não seria com intuito
de converter nenhum vermelho, pois não teria prazer nenhum em tê-lo como adepto do meu
clube, mas sim para justificar e sustentar a minha tomada de posição que talvez por vezes seja
muito radical e baixe ao nível deles, mas parece que só assim é que ainda vão percebendo
alguma coisa do que digo!

2 comentários:

  1. Nunca entendi os anti qualquer coisa. É viver pela negativa.

    ResponderEliminar